O PÃO MAIS IMPORTANTE PARA A SUA PADARIA!!!!!!!!!
Com mais de 100 anos de história, o pão francês é o mais consumido do Brasil, com quase 25 toneladas por dia.
Pãozinho que possui o miolo macio, claro e farto, além de uma casca fina, dourada e crocante, ideal para cafés e lanches em geral.
O PÃO FRANCÊS NO BRASIL
A origem exata do pão francês não é claramente conhecida, ela é atribuída à classe mais rica que viajava pela
Europa. Essas pessoas teriam falado para os padeiros locais as características dos pãezinhos do exterior no intuito deles conseguirem criar uma receita igual, pães com o miolo macio e com a casca dourada e crocante, assim como os dos franceses.
Portanto, pela descrição os padeiros criaram uma receita brasileira que chamaram de pão francês.
Entretanto, além de atender às exigências dos consumidores, o produto superou as expectativas por ser extremamente saboroso e macio.
As características do pão la no inicio era um pouco diferente do tradicional pão francês dos dias atuais. Ele era escuro tanto na casca quanto no miolo, considerado uma versão tropical do pão italiano.
Mas porque o nome “pão francês”?????
O pão da França, um pão pequeno, de casca dourada e miolo claro é bastante diferente do pão francês brasileiro, crocante e dourado por fora, ao mesmo tempo que é macio e clarinho por dentro.
Portanto, como a receita foi criada na intenção de copiar os pães de Paris, os padeiros locais do início do século 20 deram-lhe o nome de "pão francês".
No Brasil, o tradicional pão francês também tem uma variação de nome dependendo da região, por isso pode ser chamado de:
Massa grossa (no Maranhão);
Pão carioquinha (no Ceará);
Pão de sal (na região Sudeste);
Cacetinho (no Rio Grande do Sul e na Bahia);
Filão e de Pão Jacó (em Sergipe);
Pão Careca (no Pará);
Pão aguado (na Paraíba);
Pãozinho (em São Paulo);
Média (na Baixada Santista/SP).
Na Europa o pão Francês é chamado de Pão Brasileiro e é considerado o melhor de todos. Na verdade isso se dá pelo fato que o pão francês foi criado sem receita somente com a intenção de copia-lo da França, portando a sua receita é 100% Brasileira.
Mas não importa como o chamamos, como ele é conhecido ou reconhecido! O que importa é que ele sempre será a paixão dos Brasileiros!
Deixe aqui o seu comentário sobre o que você deseja conhecer,entender e quais as sua dificuldades relacionado ao pão fracês
ResponderExcluirPassa receita?
ResponderExcluirOlá! Ainda essa semana estarei falando sobre a receita.
Excluir