Primeiramente precisamos saber que a esponja tem uma ligação direta com o glúten.
O glúten tem uma importância muito grande no desenvolvimento e na sustentação da massa do pão.
Sabe o ponto de véu que nos direciona pra saber que a massa ja esta no ponto? Pois é!
Esse ponto é o resultado do glúten bem desenvolvido.
Sabe quando o seu pão cresce belezinha no tempo certo programando e o pão fica maravilhoso?
Pois é!
É o glúten que conseguiu desenvolver bem a sua rede e conseguiu aprisionar bem os gases liberado na fermentação......
Tá..... Mas o que a esponja tem a ver com o glúten?
Explico!
Quando fazemos pães de massa doce ou semi doce que utilizamos muito ingredientes como ovos, gorduras e etc... Como exemplo o panetone, pão doce e massas semi doce também.....
O excesso de ingredientes atrapalha o desenvolvimento da rede de glúten no processo de amassamento (isso não quer dizer que não desenvolve, desenvolve sim porém com mais dificuldade).
Por isso é feito uma esponja separadamente com uma porção da farinha a ser usada, com a finalidade de desenvolver bem o glúten e acrescenta-la na massa que vai reformar.
O glúten desenvolvido da esponja vai ajudar o glúten do restante da massa que não conseguiu se desenvolver muito bem e assim obter o resultado desejado.
Hoje devido a demanda de mercado, a maior parte da produção de pães são feitos no processo direto.
Mas ainda sim é utilizado a esponja principalmente em receitas onde os padeiros querem que seus pães tenham um aspecto mais artesanal.
Qual a quantidade de trigo ideal para fazer a esponja?
Geralmente a esponja é utilizada em torno de 25% do peso total do trigo, por exemplo se for fazer uma massa de 10kg você vai utilizar 2,5kg de trigo para fazer a esponja. A água sera proporcional a esses 2,5kg de trigo.
Obs* Conheço muitos profissionais que fazem a esponja como uma massa anterior com bastante fermento, sal, açúcar, melhorador..... enfim, é como se fizesse o pão duas vezes, ou seja, uma parte da massa com todo o ingredientes secos e água, para depois do descanso reformar novamente só acrescentando ovos, margarinas e o restante da água ou leite.
Lembrando que a esponja utiliza somente Trigo, agua e fermento, ou seja, se o processo da esponja tem como o principal objetivo desenvolver o glúten da massa para ter um melhor aspecto depois da reforma, então não é certo colocar outros produtos como sal, melhorador, açúcar e etc.....
Obs* O sal tem a função de equilibrar o sabor e também pode é um inibidor da ação do fermento e por isso é melhor que seja adicionado no momento da reforma
Qual a quantidade ideal de fermento na esponja?
Ouço muitos dizerem que a esponja é para ajudar a massa crescer mais rápido (na verdade não é para ser isso).....
Mas se o seu desejo for que seus pães cresçam mais rapido, não será necessário nem fazer a esponja é só aumentar o fermento e fazer no processo direto mesmo. Não é mesmo?????
A quantidade de fermento tende a ser menor do que no processo direto pois a esponja é utilizada em processos mais longos de fermentação para ter aspectos mais artesanal.
Um pão preparado com esponja terá as seguntes caracteristicas:
Melhor desenvolvimento do glúten
Sabor e aromas mais acentuados e diferenciados
Maior crocância na casca
Maior durabilidade
Conteúdo de grande relevância e ajuda técnica, só reforçou mais meus conhecimentos na técnica de produção de pães, obrigada pela orientação foi de grande valia.
ResponderExcluirDesde já agradeço por poder contribuir com a propagação e conteudos de nossa profissão.
ExcluirParabéns pelo "artigo" ótima iniciativa compartilhar é dividir conhecimentos!
ResponderExcluir* Glúten é a proteína do trigo.
Trabalhei muito com esponja a qualidade e o sabor do pão e crocancia e muito melhor mais hoje quase ao se usa mais esponja a não ser em panetone....
ResponderExcluir